1 - O QUE É O PROCON E QUAL É A SUA FUNÇÃO?
O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) é um órgão administrativo que integra o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Seu objetivo é fazer com que as leis de proteção ao consumidor, que proíbem práticas comerciais desleais, fraudulentas e enganosas, sejam cumpridas. Dessa forma, ele busca garantir um mercado justo a quem consome e a quem fornece produtos ou serviços, contribuindo para a harmonização das relações de consumo.
2 - AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DO PROCON SÃO:
a) Orientação: Por telefone, mídias sociais, palestras, publicações e imprensa, tanto ao consumidor como ao fornecedor.
b) Atendimento: Presencial ou por reclamação formal, que permite à empresa solucionar a questão levantada pelo consumidor.
c) Conciliação: Após a notificação do fornecedor para prestar informações sobre um fato que foi relatado, é designada uma audiência de conciliação para que as partes possam chegar a um acordo. É possível que uma solução seja alcançada antes mesmo da audiência, pelo contato do órgão com a empresa ou vice-versa.
d) Fiscalização: Os estabelecimentos comerciais são fiscalizados e vistorias são feitas para verificar se existe violação de normas ou direitos.
e) Estudos, pesquisas e projetos: É feito o acompanhamento de novas tecnologias, preços, evolução de mercado e da influência disso para os consumidores.
f) Repressão: Processos administrativos são instaurados contra empresas infratoras, com a aplicação de penalidades e a formalização de compromissos de ajustamento de conduta.
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